terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Biomedicina


Bacharelado

É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

O mercado de trabalho

Embora a maioria dos egressos vá trabalhar em análises clínicas em laboratórios, o mercado tem se expandido com novas atribuições para esse profissional. "O biomédico que ficar atento às demandas do mercado e se pautar pelas orientações dos conselhos de Biomedicina, que têm incluído novas habilitações, certamente conseguirá boa inserção no campo", diz Maria José Queiroz de Freitas Alves, coordenadora do curso de Ciências Biomédicas da Unesp de Botucatu. Entre as novas habilitações incluem-se, por exemplo, acupuntura e saúde pública. Nessa última, ele atua em equipes multiprofissionais em comunidades carentes ou instituições de terceiro setor na proposição de ações para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população. Entre as áreas em crescimento para esse profissional está a de análise forense, na função de perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas técnicas de exame de tecidos (histologia). Nas capitais e nas grandes cidades, surgem vagas em clínicas de reprodução assistida para especialistas em biologia molecular e genética, bioquímica, farmacologia e microbiologia e também em análise do material colhido em bancos de sangue. Onde há concentração de indústrias alimentícias, como Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, a procura é grande por profissionais para a análise da qualidade dos alimentos. A Nestlé é uma das empresas que contratam formados em Ciências Biomédicas. Cresce ainda a especialização em citologia oncológica - para prevenção do câncer. Nos hospitais, equipamentos específicos de diagnóstico por imagem demandam especialistas. A área de análises ambientais precisa do profissional para os controles físicoquímico e microbiológico feitos durante o processo industrial de empresas públicas e privadas. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) abre vagas via concurso. Há oportunidades no Ensino Superior para quem tem título de mestre ou doutor. Outra porta de entrada para o mercado de trabalho são os institutos de pesquisa, como o Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e o Adolfo Lutz, em São Paulo, que têm investido em biologia molecular e pesquisas com célula-tronco. Muitos recém-formados conseguem trabalho em empresas e institutos de pesquisa no exterior, como o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos. Países europeus e o Canadá também absorvem profissionais brasileiros. 

Salário inicial: R$ 1.536,83 (fonte: Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo).

O curso

O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês - essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Desde o início do curso, o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografia. Fique de olho: Algumas escolas oferecem Biomedicina sob o nome Ciências Biológicas (modalidade médica). Na UFRJ, no Rio de Janeiro, há três possibilidades sob a denominação Ciências Biológicas: microbiologia e imunologia, biofísica e modalidade médica. 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Biomed. (análises clín.); Ciên. Biol. (biofísica); Ciên. Biol. (biomed.); Ciên. Biol. (modal. méd.).

O que você pode fazer

Análise ambiental

Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.

Análises bromatológicas

Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e transporte, de modo a garantir que não haja adulterações.

Análises clínicas

Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Anatomia

Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofísica

Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da Física.

Biologia molecular

Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.

Bioquímica

Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.

Biotecnologia

Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.

Citologia

Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.

Diagnóstico por imagem

Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ultrassonografia.

Docência e pesquisa

Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Embriologia

Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.

Farmacologia

Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.

Genética

Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Histologia

Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.

Imunologia

Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.

Microbiologia

Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.

Parasitologia

Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.

Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.

Estudar, diagnosticar e tratar doenças.

Psicobiologia

Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.

Sanitarista

Atuar em órgãos de vigilância sanitária.

Toxicologia

Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

Tubos para coleta de sangue


Do ponto de vista da sua constituição, o sangue é considerado como um sistema complexo e relativamente constante, constituído de elementos sólidos (células sanguíneas), substância líquida (soro ou plasma) e elementos gasosos (oxigênio e gás carbônico). Embora não seja necessário conhecer todos os detalhes sobre os procedimentos analíticos dos testes, é essencial conhecer o tipo de amostra necessária para cada tipo de análise.

Tipo de Análise - Tipo de Amostra
Bioquímica e Sorológica - Soro ou plasma
Hematológica - Sangue total com EDTA
Glicêmica - Plasma com fluoreto de sódio
Coagulação - Plasma com citrato de sódio

Tubos para coleta

Cada tipo de amostra deve ser coletada em um tubo específico para cada tipo de análise, sendo de extrema importância conhecê-los para a realização de uma coleta de material biológico. O material colhido em recipiente inadequado será rejeitado e descartado pelo laboratório pois não terá validade para a realização da análise. Todos os tubos deverão ser homogeneizados imediatamente após a coleta. Deve-se invertê-los de 5 a 8 vezes, suavemente. Tubos homogeneizados inadequadamente poderão conter pequenos coágulos sanguíneos que diminuirão a utilidade do tubo.

DEVE-SE RESPEITAR RIGOROSAMENTE O VOLUME CRÍTICO DE AMOSTRA INDICADO PARA CADA TIPO DE RECIPIENTE

Quando o paciente possui mais de um exame solicitado e estes exames necessitam de materiais diferentes que devem ser coletados em recipientes diferentes, deve-se obedecer uma sequência para coleta dos materiais para que não haja contaminação dos aditivos de um tubo para outro, o que ocasiona grandes alterações em alguns parâmetros analíticos. A sequência de coleta para tubos plásticos de coleta de sangue é tubo com citrato de sódio (tampa azul), tubo sem anticoagulante (tampa vermelha ou tampa amarela), tubo com heparina (tampa verde), tubo com EDTA (tampa roxa) e tubo com fluoreto de sódio (tampa cinza).

Quando o paciente tiver apenas exames de coagulação, deverá ser coletado primeiro um tubo de descarte. Isso é devido ao fato de o primeiro fluxo de sangue coletado conter os fatores de coagulação, principalmente a protrombina, o que altera os resultados.

Análises de Coagulação
Quando se pretende fazer análise de coagulação, deverá ser colhida uma amostra de plasma (CITRATO DE SÓDIO). Esta será obtida através da coleta em tubo de citrato de tampa azul. Este tubo contém Citrato de Sódio, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue. Deve-se colher um volume máximo de 1,8ml de sangue neste tubo.


Análises Bioquímicas e Sorológicas
Quando se pretende fazer análise bioquímica ou sorológica, deverá ser colhida uma amostra de soro. Esta será obtida através da coleta em tubo sem anticoagulante para que ocorra o processo de coagulação. Portanto, a coleta deve ser feita no tubo de tampavermelha sem gel ou no tubo de tampa amarela com gel. Estes tubos contêm ativador de coágulo e deve-se, imediatamente após a coleta, homogeneizá-los por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise, manter em repouso na posição vertical por 30 minutos para retrair o coágulo e seguir a centrifugação a 3.000 rpm durante 10 minutos. Deve-se colher um volume máximo de 7ml de soro nestes tubos. 


Análises Bioquímicas
Quando se pretende fazer análise bioquímica, gasometria ou outros exames, deverá ser colhida uma amostra de plasma (HEPARINA). Está será obtida através da coleta em tubo de heparina de tampa verde. Este tubo contém Heparina, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 8 a 10 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue. Deve-se colher um volume máximo de 4ml de sangue neste tubo.



Análises Hematológicas
Quando se pretende fazer análise hematológica, deverá ser colhida uma amostra de sangue total (EDTA). Esta será obtida através da coleta em tubo de EDTA de tampa roxa. Este tubo contém anticoagulante específico para evitar a coagulação. O sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue. Deve-se colher um volume máximo de 2ml de sangue neste tubo.


Análises Glicêmicas
Quando se pretende fazer análise de glicemia, deverá ser colhida uma amostra de plasma (FLUORETO DE SÓDIO). Esta será obtida através da coleta em tubo de tampa cinza. Este tubo contém fluoreto de sódio com EDTA, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue. Deve-se colher um volume máximo de 2,5ml de sangue neste tubo. 

Em 2012, XIII Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina


ChineseFrenchGermanItalianJapaneseEnglishRussianSpanish
14 a 18 de novembro de 2012 – São Paulo – Capital

Até o momento, os congressos brasileiros de biomedicina foram organizados pelos Conselhos Regionais com apoio do Conselho Federal e Associação Brasileira de Biomedicina, de dois em dois anos, alternando as regiões do Brasil. O XIII Congresso Brasileiro de Biomedicina tem como tema central “Inovações da Biomedicina”, e está sendo organizado pela ABBM com o forte apoio do CRBM1 e do CFBM. A cidade de São Paulo foi indicada para sediar o XIII Congresso em comum acordo pelos membros do CFBM e Diretoria da ABBM.
O XIII Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina apresentará as principais inovações em todas as áreas de atuação da Biomedicina, sempre com uma visão multiprofissional, atraindo assim muitos profissionais de outros campos do saber. Desta vez, além da participação dos graduandos, graduados e pós-graduados em Biomedicina, teremos a participação dos técnicos de Ensino Médio da Saúde e dos tecnólogos. Serão apresentadas conferências, palestras, cursos e trabalhos (temas livres, pôsteres, monografias, dissertações e teses).
O rápido e contínuo avanço da ciência e da tecnologia exige uma permanente atualização do conhecimento, indispensável para uma boa atuação profissional. Como novidade, estaremos transmitindo as palestras principais do evento em live streaming para todos os colegas do Brasil que porventura não poderão estar presentes. Será a primeira vez que essa tecnologia inovadora será realizada num congresso desse nível.
A ABBM com o CFBM e o CRBM1 aceitaram com muita alegria a incumbência de realizar o XIII Congresso Brasileiro de Biomedicina e receberão de braços abertos todos os colegas biomédicos, técnicos, tecnólogos e profissionais da área da saúde e afins.

Fonte: http://www.abbm.org.br/xiiicongresso.php